sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Vistos Brass

A ideia dos vistos gold conseguiu o meu fascínio desde o primeiro instante. E sabe Deus como o meu fascínio é difícil de ser captado. O meu encantamento começa logo no epíteto atribuído aos vistos. Qual a razão que está subjacente à escolha do ouro para o apodo dos vistos? De entre a miríade de metais existentes, porquê optar pelo ouro? A escolha não me parece feliz, porquanto toda gente sabe que o ouro tem má fama. Senão vejamos: quem é que normalmente costuma andar atulhado de ouro? Os ciganos, evidentemente. E como a lisura e retidão dos ciganos nos negócios é bem afamada.

Por que não vistos silver? Sempre dava um ar de maior modéstia. Investir em Portugal não é assim tão bom. Não há necessidade de estar a criar falsas expectativas nos sempre ingénuos corações dos empresários angolanos e chineses. A prata servia perfeitamente. Se, pelo contrário,a ideia era mostrar que somos um paraíso do investimento, por que não escolher a platina? Se é para sermos garganeiros, sejamos garganeiros como deve ser. Já para não falar da ostracização a que o cobre e o zinco são repetidamente vetados em situações congéneres.

Se ao princípio tinha algumas dúvidas em relação a estes vistos, com a notícia da detenção de 11 suspeitos as minhas dúvidas dissiparam-se. Trata-se de uma ideia visionária e que tem pernas para andar - com as mãos não se pode contar muito pois estarão muito ocupadas a, digamos assim, " roubar".  Neste processo, ambas as partes estão em sintonia: tanto as autoridades que atribuem os vistos como os empresários a quem os vistos são atribuídos  são o que juridicamente se chama " uma cambada de gatunos".

Não sei  é se os empresários que tencionavam investir cá vão gostar muito de saber destas detenções. Com a concorrência de outros empresários biltes eles ainda se aguentam, agora ter que levar também com trapaceiros vindos dos orgãos de Justiça e do governo começa a ser concorrência a mais. MGC



Sem comentários:

Enviar um comentário